Friends é realmente retrógrada ou estamos colocando as nossas expectativas pessoais numa obra imutável?




POLÊMICA no sábado de manhã, meus amigos. 


Acredito que todos vocês acompanharam as últimas notícias onde, em letras garrafais, manchetes estampavam: EXTRA! Atriz de Friends diz que a série é incrivelmente retrógrada! Rolling Stone



A atriz Maggie Wheeler, intérprete nossa amada (seriously?) da Janice, nada mais disse do que aquilo que todos já sabemos. Friends é repleta de comportamentos e piadas machistas, gordofóbicas e etc, entretanto, foi gravada há 25 anos e esse fato não tem como ser alterado. 


Vamos lá. Será que, há 25 anos, teríamos as atitudes que temos (graças aos deuses!) hoje? Será que nós, participantes assíduos do Tribunal da Internet, “cancelaríamos” o Ross por interromper, mesmo que não diretamente, a carreira da Rachel? Será que “cancelaríamos” o Chandler por só ter respeitado a Monica a partir do emagrecimento? A resposta, meus caros amigos, é não. 


Friends representa o pensamento de uma época, assim como as séries que vemos hoje representarão a nossa época. Não podemos esquecer que a série foi transmitida de 1994 a 2004, anos em que a grande maioria da sociedade brasileira nem acesso à internet tinha e muitos de vocês nem vivos estavam. 


Graças à tecnologia, atualmente temos acesso a discussões que há pouco tempo eram silenciadas. Gordofobia, por exemplo, até hoje é um assunto pouquíssimo discutido e, quando o é, levanta torcidas de ambos os lados à la final da copa do mundo. 


Não podemos, absolutamente, imputar as nossas expectativas em algo que nem mesmo está em construção, afinal, é um documento pronto e acabado, cujo conteúdo sabemos de cor. 


Assim, ao apreciarmos uma obra temos sempre que considerar a sua época de criação, afinal, ainda que deplorável, o que nós vemos em Friends hoje era o comum e aceitável para a sociedade americana dos anos 90, que, sabemos, não é um bom exemplo para muita coisa. 


Não cabe a mim dizer que vocês, que a consideram retrógrada, estão errados. Porém, deixo o alerta de que, para que se compreenda totalmente algo, deve-se levar em consideração o seu entorno histórico-político, afinal, enquanto seres, estamos em plena construção, obras não. Obras são fixas, imutáveis, cabe a nós darmos sentido à elas. 


Gostou do conteúdo? Inscreva-se no nosso canal do Telegram.


Ah, não esquece de seguir a gente no Instagram @elfosehomens.


See you all soon.

Comentários

Postagens mais visitadas