Farewell, Elessar!

I'm back, babies!
Estive um pouco afastada do blog por uns dias colocando os livros e séries em dia, mas eu voltei! E prometo não passar mais tanto tempo sem postar.
Então, vamos ao tema de hoje: a morte de Aragorn, Elessar, Dúnadain, filho de Arathorn, herdeiro de Isildur... (Vamos parar por aqui que a lista é extensa) e de Arwen Undómiel, nossa Evenstar.

É, amiguinha sentimental, se você acha que aquela cena em que Arwen tem a visão de Aragorn morto foi triste, te aconselho a pegar logo sua caixinha de lenços, por que isso te fará derramar mais um montão de lágrimas.


A morte de Aragorn e Arwen é descrita em um dos apêndices de O Retorno do Rei (paginas 349-351), transcreverei para cá, porém não deixem de ler os apêndices, por mais cansados que estejam, leiam!
Digo isso por que na primeira vez que li a LOTR, já estava tão cansada que deixei para lá no fim da história, achando que não haveria mais nada interessante nos apêndices e quando fui ler fiquei pasma com o tanto de coisa que perdi, acho que se o Gandalf estivesse do meu lado me daria uma bela cajadada. =D

 "Como rainha dos elfos e dos homens, ela viveu com Aragorn por cento e vinte anos em grande glória e felicidade; mas por fim ele sentiu a aproximação da velhice e sabia que seu tempo de vida estava se esgotando, por mais longo que pudesse ter sido. Então Aragorn disse a Arwen:

— Finalmente, Senhora Estrela Vespertina, belíssima neste mundo, e muitíssimo
amada, meu mundo está se acabando. Eis que acumulamos e gastamos, e agora
a hora do pagamento se aproxima!


Arwen sabia o que ele pretendia, tendo previsto tudo muito tempo antes; não obstante, foi derrotada pela tristeza: Então iria, meu senhor, antes de seu tempo, abandonar seu povo, que vive graças ao seu comando? — disse ela.
Não antes de meu tempo — respondeu ele. — Pois, se não for agora, deverei ir em breve, á força. E Eldarion, nosso filho, é um homem maduro para o trono.


Então, dirigindo-se para a Casa dos Reis, na rua Silenciosa, Aragorn deitou-se no longo leito que lhe fora preparado. Ali disse adeus a Eldarion, e entregou-lhe nas mãos a coroa alada de Gondor e o cetro de Amor; depois todos o deixaram, com exceção de Arwen, que ficou sozinha ao lado do leito. E, com toda a sua sabedoria e nobreza, ela não pôde evitar de implorar que ele ficasse ainda por
mais um tempo. Ainda não estava cansada de seus dias, e assim provou o gosto amargo da mortalidade que assumira para si.
— Senhora Undómiel — disse Aragorn —, a hora é realmente difícil, mas ela foi feita no mesmo dia em que nos encontramos sob as bétulas brancas no jardim de Elrond, por onde agora ninguém caminha. E sobre a colina de Cerin Amroth, quando rejeitamos tanto a Sombra como o Crepúsculo, foi este o destino que
aceitamos. Aconselhe-se consigo mesma, minha amada, e pergunte-se se realmente gostaria que eu esperasse até mirrar e cair de meu alto trono, sem virilidade e sem razão. Não, senhora, sou o
último dos númenorianos, e o último rei dos Dias Antigos; a mim foi concedida não apenas uma longevidade três vezes maior que a dos homens da Terra-média, mas também a graça de ir quando quisesse, devolvendo a dádiva. Agora, portanto, vou dormir. Não lhe direi palavras de consolo, pois não há consolo para
uma dor assim nos círculos do mundo. A escolha suprema se coloca diante de você: arrepender-se e ir para os Portos, levando para o oeste a lembrança dos dias que passamos juntos, que lá serão sempre verdes, embora não passem de uma lembrança, ou então conformar-se com o Destino dos homens.


— Não, querido senhor — disse ela. — Essa escolha há muito não existe mais.
Agora não há um navio que pudesse me levar para lá, e devo de fato me conformar com o Destino dos homens, quer queira quer não: a perda e o silêncio.
Mas digo-lhe, Rei dos Númenorianos, só agora entendo a história de seu povo e de sua queda. Desprezei-os como tolos miseráveis, mas por fim sinto pena deles.
Pois, se realmente esta for, como dizem os eldar, a dádiva do Um concedida aos homens, é uma dádiva amarga de receber.


— Assim parece disse ele. — Mas não nos deixemos derrotar no último teste, nós que há muito tempo renunciamos á Sombra e ao Anel. Devemos partir com tristeza, mas não com desespero. Veja! Não estamos para sempre presos aos círculos do mundo, e além deles há mais do que lembrança. Adeus! 

Estel, Estel! — gritou ela, e nesse momento, na hora em que tomou sua mão e a beijou, Aragorn adormeceu. Então revelou-se nele uma grande beleza, tanto que todos os que vieram depois para vê-lo olhavam-no admirados, pois viam que a graça de sua juventude, a coragem de sua virilidade, a sabedoria e a majestade de sua velhice estavam mescladas em seu rosto. E por muito tempo ficou ali deitado,
uma imagem do esplendor dos Reis dos Homens, numa glória que não se apagou antes da destruição do mundo.

Mas, quando Arwen saiu da Casa, a luz de seus olhos se apagara, e seu povo teve a impressão de que ela se tornara fria e cinzenta como o cair de uma noite de inverno, que chega sem uma estrela. Então ela disse adeus a Eldarion e às filhas, e a todos aqueles a quem amava; partiu da cidade de Minas Tirith e passou para a terra de Lóríen; e viveu lá sozinha, sob as árvores que iam murchando, até que o inverno chegou. Galadriel tinha-se ido, Celeborn também, e a terra estava em silêncio.
Então, por fim, quando as folhas de mallorn estavam caindo, mas a primavera ainda não chegara, ela se deitou para descansar sobre Cerin Amroth, e lá está seu túmulo verde, até que o mundo se altere, e todos os dias de sua vida sejam completamente esquecidos por homens que vierem depois, e elanor e niphredil
não mais floresçam a leste do Mar.

Aqui termina esta história, como nos chegou do sul; e com a passagem da
Estrela Vespertina nada mais se lê neste livro sobre os dias de outrora."


Aragorn teve uma morte digna de um rei, calma e majestosa, mas imaginar que a Arwen além de ter escolhido a vida mortal por causa desse amor, ainda morreu de tristeza pela perca do Elessar, é de cortar o coração até dos mais durões.

Então, espero que tenham gostado (e derramado algumas lágrimas também), até a próxima postagem. =D

Comentários

  1. Obrigado por postar!
    Nao sabia q o destino dos dois era descrito no livro. Me parece q os ultimos anos da arwen foram muito melancolicos. :-\

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas