Os Cinco do Ciclo - Resenha


"— Os Cinco do Ciclo servem a Destino. Destino, o senhor de todos os tamanhos, aquele que está acima de qualquer divindade do ciclo —"

 Tendo como base o amor de um homem pelas suas crenças, Os Cinco do Ciclo, de Elias Flamel, foge de qualquer trama convencional e me surpreendeu de uma maneira gigantesca.




Poderia destacar aqui incontáveis pontos positivos que encontrei na obra, porém, vou me ater ao que mais amei: a evolução dos personagens, principalmente do Yosef.
Yosef inicia o livro como um homem simples, que se contenta em ser o líder da vila de Keltoi, mas não toma méritos para si, servente de um império que mais explora do que auxilia, entretanto, um homem feliz por sua família e temente a sua crença. Confesso que achava-o até tedioso de início, me apeguei logo ao seu filho Yohan, espelho de mim mesma no livro. Para minha surpresa, a cada capítulo que passou-se pude ver um Yosef em constante transformação, crescimento e amadurecimento frente as questões levantadas [prometo que não darei spoiler de nada], principalmente a partir do 13° capítulo, que é quando tudo começa a sair da zona de conforto.
Não poderia deixar de citar aqui um dos personagens mais lindos e responsável por boa parte dessa transformação; Hodar.   
Hodar conquistou meu coração logo nas primeiras aparições; de um conhecimento gigantesco, seu desenvolvimento foi sutil e majestoso, deixando saudades na partida. A ligação de Hodar e Yosef consegue explicitar perfeitamente no que o livro é pautado: amor (de diversas formas) e honra, acima de tudo. Yosef poderia muito bem ter ficado no seu conforto enquanto tudo transformava-se, mas por honra ao posto de líder arriscou-se e perdeu mais do que ganhou nesse "campo de batalhas".
Creio que esse seja o meu maior elogio à obra, seu desenvolvimento e estruturação, o cuidado com que o Elias descreve cada pensamento, personagem ou até mesmo coisas que poderiam passar despercebidas, transformou Os Cinco do Ciclo num dos meus livros favoritos e, sem dúvida alguma, indicação garantida no meu ciclo de amizade. Obrigada, Rana e Elias, por essa maravilha!


Nota: 5/5 ⭐

Lembrando que Os Cinco do Ciclo pode ser encontrado na Amazon por um preço super legal, só seguirem o link: Os Cinco do Ciclo.

Comentários

  1. Você também gostou do velho marinheiro rs. Ele é um dos meus personagens favoritos e digo isso por um simples detalhe "Um homem igual a todos, cheio de medos. Ser comum não o impediu de tomar uma atitude e seguir o seu sonho. Um sonho pequeno, escasso, mas um sonho".
    Confesso que é bom ficar lendo e relendo os elogios (eles me motivarão para sempre). Através das palavras gentis percebo que devo manter o cuidado com cada frase, com cada palavra, pois estou vendo que vale a pena.

    Sua resenha me marcou de uma forma sem igual. Vi nela verdade e vou contar uma curiosidade que será só sua: Você foi a primeira que disse "favoritos" e isso é uma conquista sem tamanho para mim.

    Obrigado, Elfa.
    Obrigado, Karoline (é o mesmo nome da minha irmã)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas